Segundo o INCA, cerca de 8.500 mil pacientes sofrem com essa doença no Brasil a cada ano
No Brasil, o câncer infanto-juvenil representa a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diagnosticados cerca de 8.500 novos casos de câncer em crianças e adolescentes por ano no país.
Embora o número seja relativamente baixo quando comparado ao câncer em adultos, a doença é responsável por um impacto significativo na saúde pública, especialmente devido à sua gravidade e complexidade no diagnóstico e tratamento.
O que dizem os especialistas
Estudos indicam que as taxas de cura no Brasil podem ultrapassar 70% quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. Contudo, um dos grandes desafios no combate ao câncer infanto-juvenil é o diagnóstico tardio, uma vez que os sintomas muitas vezes se assemelham a outras enfermidades comuns da infância.
Pensando nisso, o Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) reforça a importância do Setembro Dourado, uma campanha dedicada à conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. A iniciativa tem como objetivo alertar pais, responsáveis e profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas da doença, destacando que, se diagnosticado precocemente, o câncer em crianças e adolescentes tem altas chances de cura.
Ainda mais, o câncer infantil é diferente dos cânceres que afetam os adultos. Não existem exames de rastreamento específicos para detectar a doença nas fases iniciais, e os sinais podem ser muito sutis, o que pode atrasar o diagnóstico e o início do tratamento.
“Os sintomas podem variar de acordo com a doença, a localização e o estágio do tumor, o que torna essencial que os pais fiquem atentos a qualquer alteração incomum na saúde dos filhos”, comenta a Dra. Bárbara Arantes, oncologista pediatra do IPC.
Câncer Infantil – Principais Sintomas
Entre os sinais e sintomas mais comuns que podem indicar câncer infantil estão:
- Palidez
- Manchas roxas pelo corpo
- Sangramentos
- Perda de peso inexplicável,
- Febre persistente por mais de sete dias
- Aumento de linfonodos (ínguas)
- Dor de cabeça e vômitos
- Dores nos ossos
- Falta de apetite
- Torcicolo
- Alterações neurológicas e aumento abdominal.
Contudo, esses sintomas, muitas vezes, são confundidos com doenças comuns da infância, o que reforça a necessidade de um acompanhamento médico atento e constante.
Os tipos de câncer mais frequentes
Em crianças são as leucemias e os tumores no sistema nervoso central (cabeça).
O tratamento varia conforme o tipo e o estágio do tumor e pode envolver quimioterapia,
cirurgia e radioterapia. A oncologista acrescenta:
“O diagnóstico precoce é o principal aliado na luta contra o câncer infanto-juvenil.
Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores são as chances de cura, com tratamentos
menos agressivos e mais eficazes.”
O Setembro Dourado não apenas busca informar a sociedade sobre a importância
de se estar atento aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, mas também promover
o diálogo e apoio às famílias que enfrentam essa jornada.
Sobre o Instituto Paulista de Cancerologia (IPC)
Com unidades localizadas na em Higienópolis, Alphaville Mooca e Osasco, o IPC Oncologia consolida-se como referência no tratamento do câncer.
Possui uma estrutura que reúne todos os requisitos necessários para oferecer a melhor medicina integrativa especializada no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento de pacientes oncológicos.
Além disso, oferece a melhor medicina integrativa especializada no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer, em todos os níveis de complexidade.
Dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta, técnicas das mais modernas e equipes multidisciplinares. Até mesmo a ambientação dos espaços da oncologia, com cores e distribuição de móveis, foi preparada com a finalidade de acolher.